Notícias

25 de Abril na Casa da Democracia

25 de Abril na Casa da Democracia

 

A ADFA esteve representada pelo presidente da Direção Nacional, José Arruda, e pelo membro do Conselho Fiscal Nacional, Garcia Miranda, na Sessão Solene de Comemoração do 25 de Abril realizada na Assembleia da República, em Lisboa, na manhã em que os Órgãos de Soberania e as Instituições Civis e Militares celebraram a “Revolução dos Cravos” na Casa da Democracia.

Por convite do presidente da Assembleia da República, a Associação assistiu à cerimónia na Galeria III do Parlamento, perto da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, entre outras entidades.

O ELO esteve junto dos Capitães de Abril e realizou a reportagem do evento em que intervieram o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, saudando os homens que fizeram Abril acontecer, acompanhados pelo aplauso geral.

Veja como decorreu a Sessão Solene Comemorativa do 43º Aniversário do 25 de Abril através do link da ARtv em:

http://www.canal.parlamento.pt/?cid=1896&title=reuniao-plenaria-n-80

 

Comemorações do 43º aniversário da ADFA

Pedro Barroso na Sede Nacional

 

Encontro com o Trovador – Dia 13 de Maio – 20h00

 

A ADFA vai levar a efeito um evento musical com Pedro Barroso, na Sede Nacional, em Lisboa, no próximo dia 13 de maio, pelas 20h00. Este momento cultural vai estar integrado no calendário das Comemorações do 43º aniversário da ADFA.

O evento musical também inclui um jantar servido no Restaurante da Sede e conta com o patrocínio da pastelaria/padaria Sacolinha.

O custo por pessoa é de 30,00 euros e inclui o encontro musical e o jantar cuja ementa também pode ser consultada na Sede Nacional.

As reservas são limitadas a 120 inscrições, que podem ser feitas na Sede Nacional, na Av. Padre Cruz – Edifício ADFA, 1600-560 Lisboa, pelo contacto 217 512 638 ou pelo endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Vem conviver na tua Associação! Não percas um Encontro Musical com o Trovador Pedro Barroso! Não deixes de consultar o cartaz e a ementa que te mostramos aqui!

 


 

 

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DA EMENTA

 

 

Forum Territorial

 

COMUNICADO À IMPRENSA

 ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DAS FORÇAS ARMADAS

 

COMUNICADO À IMPRENSA

 

Consternação pelo falecimento de Sua Excelência o Ex-Presidente da República,

Dr. Mário Alberto Nobre Lopes Soares

 

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas, neste momento de Luto Nacional associa-se ao pesar de todos os cidadãos, que se reveem nos valores da Liberdade, da Democracia e do Desenvolvimento consubstanciados na vida pública do Dr. Mário Soares, tanto na oposição ao regime fascista, como na construção do regime democrático e republicano após o 25 de Abril de 1974.

Para os Deficientes das Forças Armadas a figura do Dr. Mário Soares ficará indelevelmente marcada pelo seu contributo na oposição à Guerra Colonial, que marcou tragicamente o melhor das gerações de portugueses nas décadas de 60 e 70, obrigados a pegar em armas numa guerra injusta, inútil e evitável.

Após o 25 de Abril e reposição do regime democrático, o Dr. Mário Soares no exercício das suas mais elevadas magistraturas, acolheu e defendeu, sempre, as reparações morais e materiais devidas àqueles que da Guerra Colonial voltaram com deficiências e/ou doenças de carácter permanente que afetam as suas vidas pessoais e familiares.

No reconhecimento destes valores, o Dr. Mário Soares, na sua qualidade de Presidente da República Portuguesa agraciou, em 13 de Fevereiro de 1996, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito, em cerimónia pública na Sede Nacional desta Instituição.

A ADFA neste momento realça o papel pioneiro do Dr. Mário Soares na questão da reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência, incluindo no programa do I Governo Constitucional “… reconhece que a reabilitação e a integração social de deficientes implicam um complexo processo global que assenta na continuidade e interligação das acções que envolve e que entre si se complementam…”. Esta vontade politica materializou na aprovação do Decreto-Lei Nº 346/77, de 20 de Agosto, que cria, na Presidência do Conselho de Ministros, o Secretariado Nacional de Reabilitação, destinado a ser o instrumento do Governo para a implantação de uma política nacional de habilitação, reabilitação e integração social dos deficientes, assente na planificação e coordenação das acções que concorrem neste domínio, em ordem à concretização do disposto no artigo 71º da Constituição da República Portuguesa.

A Associação dos Deficientes das Forças Armadas estará oficialmente presente nas cerimónias fúnebres a ocorrer no dia 10 de Janeiro de 2017, no Mosteiro dos Jerónimos.

A ADFA curva-se, assim, perante a memória deste grande Homem socialista, laico e republicano.

 

A Direcção Nacional da ADFA

(O Presidente)

 

José Eduardo Gaspar Arruda

Deficientes das Forças Armadas exigem definição sobre tutela do lar

 

Deficientes das Forças Armadas exigem definição sobre tutela do Lar Militar

 

A Associação de Deficientes das Forças Armadas reclamou hoje uma "definição política" sobre a tutela efetiva e propriedade do Lar Militar, afirmando que o plano de apoio aos deficientes militares está bloqueado por essa questão.


Veja a noticia aqui

Subcategorias

  • Notícias Imprensa
    Notícias publicadas na imprensa seleccionadas pelo facto de serem relevantes para os temas da deficiencia, estatuto militar, guerra colonial e integração social.
    Nº de artigos:
    27
  • Noticias Breves
    Notícias breves, a vida da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, suas Delegações, seus 15.000 associados...
    Nº de artigos:
    6
  • Notícias Recentes
    As notícias recentes podem ser encontradas nesta secção, com actualização permanente.
    Nº de artigos:
    119
Está em... Inicio Notícias