Notícias

Abriu o centro de acolhimento temporário de refugiados em Lisboa

Abriu o centro de acolhimento temporário de refugiados em Lisboa

 

Situado no Lumiar, o centro está preparado para acolher entre 24 a 30 pessoas, consoante o tipo de agregado familiar.

 

Veja a noticia aqui

41º Aniversário da Luta dos Deficientes das Forças Armadas

 

A ADFA realiza, no dia 20 de setembro, a evocação do 41º aniversário da luta dos deficientes das Forças Armadas, com dois momentos distintos constituídos por  uma manhã associativa e uma tarde em que serão discutidos temas relacionados com a deficiência e o associativismo.

 

EVOCAÇÃO DO 41º ANIVERSÁRIO DA LUTA DOS DEFICIENTES DAS FORÇAS ARMADAS
20 DE SETEMBRO DE 1975 – 20 DE SETEMBRO DE 2016
SEDE NACIONAL – AUDITÓRIO JORGE MAURÍCIO

 

Faça o Download do Programa aqui

 

A sexualidade, a deficiência e a afetividade na terceira idade

 

 

A palestra “A sexualidade, a deficiência e a afetividade na terceira idade” realiza-se, no dia 13 de outubro, na ADFA – Auditório Jorge Maurício, às 14H00, com entrada livre.

Os palestrantes convidados são os professores Jorge Cardoso e Ana Carvalheira.

“Jorge Cardoso é Psicólogo Clínico, doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto. Possui o grau de Especialista em Psicologia Clínica, pelo Ministério da Saúde, tendo exercido atividade clínica no Hospital Júlio de Matos até 2008. É Professor Associado no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.  É Terapeuta Sexual creditado pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Realiza investigação nos domínios da Sexualidade Humana, Psicologia da Saúde e Psicologia da Reabilitação, sendo docente convidado em diversos mestrados e pós-graduações nestas áreas. É autor de vários artigos e capítulos de livros, bem como do livro Sexualidade e Deficiência (Ed. Quarteto).”

“Ana Alexandra Carvalheira, psicoterapeuta, investigadora, e Professora Auxiliar no ISPA. Sexologista pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica da qual foi presidente. É Doutorada em Psicologia pela Universidade de Salamanca, com o título de Doutoramento Europeu. É membro da International Academy of Sex Research e foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC). Psicóloga registada na OPP (#7998), desenvolve trabalho clínico desde 1998.”

 

 


Presidente da República visitou a ADFA

Presidente da República visitou a ADFA

 

O Presidente da República visitou a Sede Nacional da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e deixou uma palavra de “reconhecimento e de gratidão aos deficientes militares e às suas famílias”, na Sessão Solene em que condecorou o presidente da Direção Nacional, José Arruda, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

O Presidente da República considerou que Portugal tem uma "dívida moral e material" para com os deficientes das Forças Armadas, sublinhando que "nenhum Governo, nenhum Presidente da República alguma vez esquecerá o que estes homens passaram e o direito que têm neste momento de ter uma vida minimamente digna".

A visita do Presidente Aníbal Cavaco Silva contou com a presença do general António Ramalho Eanes, do ministro da Defesa Nacional, do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e dos chefes dos Estados-Maiores dos Ramos das Forças Armadas e de deputados à Assembleia da República.

Sua Excelência, o Presidente da República impõe a Condecoração - Insígnia do Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique - ao Presidente da ADFA, durante a Sessão Solene da visita do Chefe do Estado à Sede Nacional da ADFA - 24 de Fevereiro de 2016.

 

 

Sua Excelência, o Presidente da República posa com os associados Grandes Deficientes, durante a visita - 24 de Fevereiro de 2016

 

Link para o site da Presidência onde podem encontrar fotos e a versão integral do discurso do Presidente da República:

 

http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=101063

 

 

Inauguração

Inauguração

 

A ADFA foi convidada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, para participar na cerimónia de inauguração do Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados, no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 15h30, na Alameda das Linhas de Torres (junto ao cruzamento com a Av. Rainha D. Leonor – Lumiar).

 

Subcategorias

  • Notícias Imprensa
    Notícias publicadas na imprensa seleccionadas pelo facto de serem relevantes para os temas da deficiencia, estatuto militar, guerra colonial e integração social.
    Nº de artigos:
    27
  • Noticias Breves
    Notícias breves, a vida da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, suas Delegações, seus 15.000 associados...
    Nº de artigos:
    6
  • Notícias Recentes
    As notícias recentes podem ser encontradas nesta secção, com actualização permanente.
    Nº de artigos:
    119
Está em... Inicio Notícias