Notícias

Sua Excelência O Presidente da República visita ADFA-PM

 

Durante a sua deslocação a Moçambique, Sua Excelência O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, num gesto de deferência e reconhecimento do serviço prestado a Portugal, no cumprimento do serviço militar obrigatório durante a Guerra Colonial, pelos Deficientes Militares residentes em Moçambique, encontrou-se com a Direção da Associação dos Deficientes das Forças Armadas Portuguesas em Moçambique, ADFA-PM, associação congénere da ADFA. O evento realizou-se no dia 16 de  janeiro, sendo o Senhor Presidente da República acompanhado pela  Primeira-Dama, Drª Maria Cavaco Silva.

O Senhor Presidente da República esteve em  Moçambique para participar nas cerimónias de investidura do Chefe do Estado da República de Moçambique, Drº. Jacinto Filipe Nyusi.

Num encontro com as comunidades portuguesas naquele País, realizado numa unidade hoteleira de Maputo, o Senhor Presidente da República Doutor Cavaco Silva cumprimentou o Presidente da ADFA-PM, Senhor João Manhula Cassimo.

A ADFA-PM entregou ao Senhor major Carneiro, ajudante de campo do Senhor Presidente da República, documentos que  relatam as preocupações daquela Associação e os contactos já efetuados com o Governo Português.

A ADFA-PM debate-se com despesas de manutenção e de funcionamento da Sede em Maputo, como é referido no documento entregue, “em virtude de não termos apoio de ninguém nesta matéria”.

A Associação solicitou anteriormente a intervenção do Senhor Ministro da Defesa Nacional português, no sentido de que o Governo de Portugal atribua uma verba para o efeito. Depois de uma reunião com a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Drª.Berta Cabral, em Lisboa, numa deslocação a Portugal que a ADFA acompanhou, em setembro do ano  passado, a ADFA-PM apresentou ao embaixador de Portugal em  Moçambique os vários setores em que a intervenção se tornou necessária e urgente, nomeadamente com obras ao nível do saneamento e abastecimento de água na Sede, no centro social e na cozinha, e da reabilitação das casas de banho e da adaptação de instalações para acomodar os associados deficientes militares em regularização dos seus processos ou em deslocação para tratamentos médicos.

“A ADFA-PM congratula-se pelo encontro com o Senhor Presidente da República Portuguesa e saúda os associados da ADFA através do ELO”, referiu o Presidente João Manhula Cassimo.

 

Atualizado em 13-03-2015

Está em... Inicio Notícias Sua Excelência O Presidente da República visita ADFA-PM